Nosso datacenter

Possuímos uma estrutura e portfólio de serviços completo de Data Center, garantindo segurança e agilidade para sua empresa e criando soluções conforme a sua demanda.

Infraestrutura

DISPOSIÇÃO DOS SERVIDORES NOS RACKS E CONFINAMENTO

Os racks do datacenter da HYBRID com padrões em conformidade com a norma IEC 297-1 estão configurados em corredores quente e frio. As saídas de ar condicionadas garantem que todo o fluxo de ar frio seja utilizado exclusivamente para o resfriamento dos servidores. O sistema foi projetado com base nas melhores práticas e normas internacionais.

Os racks são acomodados em fila única contígua, sem espaçamento entre os mesmos.

Sistema de Energia

O sistema de energia do datacenter foi projetado e construído para prover a continuidade e segurança adequada às necessidades dos clientes. Para isto, utiliza das melhores soluções e práticas de engenharia, com equipamentos de alta eficiência energética ligados em sistema paralelo redundante no padrão (N+1) desde a fonte de energia (concessionária e grupo moto gerador), sistema de quadros, proteções, condutores e dispositivos de alimentação.

A. INFRAESTRUTURA ELÉTRICA (PAINÉIS E CONDUTORES)

Para o sistema de força do datacenter, temos estrutura redundante de painéis, condutores e proteções e ramais de ligação até o ponto de força situado no rack, garantindo, em caso de pane elétrica, uma eficiente operação de retorno dos serviços.

B. GRUPO GERADOR

Grupo Gerador a diesel que garante alimentação em caso de falhas de fornecimento de energia através da concessionária local assumindo toda a instalação em apenas 14 segundos.
Reserva de combustível para autonomia de 48 horas e ainda possibilidade de reabastecimento com Grupo Moto Gerador em operação.

C. SISTEMA DE ENERGIA NO-BREAK

O datacenter dispõe de sistema de energia Nobreak com infraestrutura redundante (N+1), desde os painéis até os ramais de alimentação dos racks.

O UPS é do tipo de dupla conversão “True On Line”, com paralelismo redundante interno, chave estática descentralizada, flutuação de tensão de saída não superior a 2%, frequência de 60hz e alto fator de potência (superior a 90%). A autonomia mínima é de 15 mim a plena carga. Toda a infraestrutura elétrica do datacenter é alimentada pela UPS.

D. SISTEMA DE ATERRAMENTO

O sistema de aterramento atende as normas NBR 5410 com arquitetura TNS além de malha de “terra eletrônico”, conforme ANSI 607_A, garantido a correta equipotencialidade do parque tecnológico. O sistema tem impedância inferior a 5 Ohms.

E. SISTEMA DE ALIMENTAÇÃO DOS RACKS

O datacenter possui dois circuitos de alimentação independentes e em fases diferentes instalados em cada rack permitindo a ligação de fontes redundantes de um mesmo equipamento em circuitos elétricos diferentes.

Refrigeração Redundante

Sistema de Controle de Temperatura e Umidade (N+1)

O datacenter possui um moderno sistema responsável por minimizar a alteração térmica na entrada de ar dos servidores, controlando o acionamento das centrais de ar (ventilação e refrigeração) e mantendo uma estreita variação de temperatura e umidade.

Este sistema dispõe de alarmes de temperatura e umidade em casos de mal funcionamento de algum equipamento, proporcionando uma temperatura considerada ideal no datacenter de 21° C (variando ± 2 ° C), com limite de operação de mais 15° C a mais 35° C, além de manter a umidade relativa em torno de 50%, estando definido limite de operação de 20 a 80% sem condensação.

A sala de máquinas dispõe de termômetro de máximo e mínimo para aferição da temperatura de operação.

O sistema de refrigeração é composto de unidades redundantes (três equipamentos) existindo no mínimo uma unidade refrigeração reserva.

Conectividade de rede

O datacenter da HYBRID possui conexão com links ponto a ponto entre si, promovendo acesso à internet sem latência ou gargalos, independentemente da quantidade de banda requerida pelo cliente.

A conectividade com a internet e com o datacenter será provida por um anel de fibra-escura 100% redundante com dupla abordagem do link principal e conectado a múltiplos fornecedores de backbone. Conexões diretas com as principais operadoras.

Equipe técnica

A HYBRID DATACENTER dispõe de equipe multidisciplinar de especialistas, capacitada e com certificações técnicas disponíveis no mercado em várias áreas da Tecnologia da Informação, assegurando que o seu ambiente esteja sempre disponível e seguro.

Segurança

SEGURANÇA FÍSICA E PATRIMONIAL

Porta de segurança a prova de incêndio contendo sistema de controle de acesso físico ao datacenter, controle biométrico de dois níveis com Regime de Operação 24x7x365 dias, registro em logs, e somente de pessoal autorizado.

Todo o ambiente do datacenter está provido de sistemas de câmeras com visão noturna (infravermelha) e gravação por movimento 24×7, 365 dias por ano. Visualização das imagens pelos administradores on-line e por acesso seguro via internet.

O acesso ao datacenter é restrito, e sempre através de autorização prévia com pelo menos 24 horas. Para realizar manutenção preventiva/corretiva ou novas instalações, a equipe técnica dos clientes tem acesso apenas acompanhada por um técnico da Hybrid Data Center.

A empresa conta ainda com vigilância perimetral realizada por empresa terceirizada especializada em segurança patrimonial, além de ter instalada em toda sua extensão cerca elétrica, sensores, barreiras virtuais e alarmes.

SEGURANÇA LÓGICA

Todo o ambiente do datacenter da HYBRID está submetido a um controle rígido de acesso lógico pautado nas melhores práticas internacionais e em padrões de segurança, alinhadas às normas e legislações vigentes. Esse controle é realizado através de mecanismos de segurança redundantes de firewall, IDS, proxy, appliances instalados na rede.

MANUTENÇÃO PREVENTIVA

Em virtude de melhorias contínuas e implementações de inovações tecnológicas a HYBRID DATACENTER ocasionalmente realiza manutenções preventivas. Este evento poderá vir a causar instabilidade momentânea, porém, visa melhorar o serviço prestado pela Hybrid Datacenter a todos os nossos clientes.

Todos os procedimentos são previamente comunicados aos clientes com antecedência, conforme definido em contratos.

SISTEMA DE COMBATE A INCÊNDIO

O datacenter possui sistema de combate a incêndio adequado as suas necessidades e em atendimento as normas locais vigentes. A proteção se dá através de equipamentos móveis (extintores de incêndio) em tipo, quantidade e localização necessária.

É equipado com sistema de detecção de incêndio através de sensores de temperatura, fumaça e acionadores manuais que enviam sinais à central de monitoramento.

Monitoramento

CENTRO DE OPERAÇÕES DE REDE SEGURA (SNOC)

Dispomos de um Centro de Operações de Rede Segura próprio.

Toda a infraestrutura do datacenter é permanentemente controlada através de um centro de operações e monitoramento de alarmes, com equipe capacitada e em constante treinamento para a operação de diversas ferramentas, específicas para cada procedimento, tais como, monitoramento de alertas, hardwares, medição da utilização de banda, testes de acessibilidade de dispositivos, medições de performance e segurança.

ACORDO DE NÍVEL DE SERVIÇO (SLA)

Os indicadores mais importantes de acordo de nível de serviços para suporte as aplicações são os tempos de disponibilidade e tempo de resposta do ambiente.

– Disponibilidade mensal de 99,90% do ambiente monitorado de (energia elétrica, segurança física, climatização, sistema de prevenção de incêndio);
– A disponibilidade para o ambiente de TI será discutido em tempo de implantação e dependerá da definição de responsabilidades sobre os serviços e infraestrutura fornecidos para o projeto;

A disponibilidade é o fator crítico e de compromisso da HYBRID DATACENTER somente para os itens de infraestrutura.

Parceiros Locais

Fale Conosco